ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Vale da sombra da morte sob o prisma do LUTO

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum porque Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam” Sl 23.4
Existe um pensamento que diz, o que torna todos os homens iguais são tres coisas: o banheiro, a morte e o luto. O luto é reflexo  da dor da alma pela perda de uma pessoa querida, e é  ao mesmo tempo o processo de absorção de tamanho sentimento, inimigo da nossa alma, o que nos torna tão impotentes, tão feridos e tão vulneraveis ao medo. Por isso está diretamente ligado à uma passagem pelo “Vale da Sombra da morte”, um  vale escuro, profundo , grande, cheio de vozes ecoando e sonidos estranhos. Palavras não vão adiantar muito neste vale, pois nada que se diga vai minorar a dor da alma. A questão é que neste vale temos apenas duas opções: a primeira é cedermos ao pavor e a incorporação e apelos para o fundo do poço, através de nossa fragilidade humana e poderemos desencadear problemas emocionais mais profundos que nos impedirão de seguir adiante ou até mesmo de sobreviver. A segunda opção, é a reação de prosseguir adiante na força do Senhor, vivendo a cada dia conforme o maná, o sustento sobrenatural de Deus no deserto,  e reconhecendo e aceitando o sussurro e o calor da companhia do Senhor, mesmo nos sentindo sozinhos ou desamparados, mesmo tendo todos os nossos sentidos auditivos, visuais e motores comprometidos pela dor e pela tensão oriundas do pior vale que alguem pode encarar nesta  ligeira passagem na terra.
 Por isso a necessidade de nos refazermos na presença do Sumo Pastor, pois o medo, o pavor, a indisposição para a sanidade nos faz perder o foco e somente na força do Senhor é que poderemos resistir os apelos do vale e seguirmos confiantes na certeza de que o Senhor está ao nosso lado, pertinho de nós ao ponto de percebermos a sua vara e o seu cajado nos dirigindo e nos protegendo, nos proporcionando assim a graça e o consolo diário. O nosso Pastor tem tudo sob o Seu controle, por mais que não consigamos enxergar em meio a escuridão do vale,e assim como Jó possamos entender a seguinte verdade: “Bem sei que TUDO PODES, e nenhum dos Seus planos pode ser frustrado” Jo 42.2. Isso quer dizer que Deus tem PODER e que NUNCA TEM PLANO FRUSTRADO. Por mais que humanamente nos sintamos frustrados, Deus na Sua Soberania tem o controle de TUDO nas suas Poderosas mãos.
Portanto, nada podemos contra os desígnos de Deus, Ele é Soberano, tem o controle de tudo e de todos nas suas mãos. Aceitar a Soberania de Deus não é nada facil,e apenas por meio da fé podemos andar sobre as águas e vivermos o milagre de não naufragarmos em meios aos ventos e  tempestades, e  quando PARECE que Jesus não está vendo, Ele diz apenas uma palavra e o milagre da superação pode acontecer.
Venceremos UM DIA POR VEZ, o vale da sombra da morte com  graça dEle se ficarmos perto do Senhor que tem nas Suas mãos a chave da nossa vitória, o mesmo Deus que um dia trará para perto de nós todos àqueles que amamos e que morreram em  Cristo e estaremos todos juntos para sempre.
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” I Tessalonicenses 4:13-18
Querido amigo ou amiga que passa por este terrível vale, não ignoro em absolutamente nada o que você sente ou pensa, mas precisamos olhar para cima, pois é de lá que vem nosso socorro, nosso consolo.
Nossa ESPERANÇA é que  um dia, não muito distante quando estivermos juntos :  E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21.4
PORTANTO, oremos uns pelos outros!!E que Deus nos dê força e graça para nos apropriarmos a cada dia das Suas fiéis Promessas.
Miss. Cacilda Barbosa

CANÇÃO: Ferida Aberta

CANÇÃO: Ferida Aberta
Composição: Anderson Freire

O sol se foi
Se foram os meus dias
A dor feriu a minha alegria
A solidão foi a certeza que restou em mim
Mas ainda respiro
Podes me ouvir? Gritar, não consigo
Vem me abraçar, Senhor
Mesmo que saia de mim só gemidos
Quem sabe assim a ferida começa fechar
Mestre...
Não há outro conheça tão bem
A profunda dor deixada por alguém
Mostra-me o caminho da superação
Mestre...
Há uma ferida aberta no meu peito
Às vezes penso que não tem mais jeito
Mas Tu És minha motivação...
Só Teu olhar pra chorar minhas lágrimas
Só Teu falar para dizer o que precisa ouvir um coração tão em pedaços
Pedaços de Vida
Podes me ouvir? Gritar, não consigo
Vem me abraçar, Senhor
Mesmo que saia de mim só gemidos
Quem sabe assim a ferida começa fechar
Mestre...
Não há outro conheça tão bem
A profunda dor deixada por alguém
Mostra-me o caminho da superação
Mestre...
Há uma ferida aberta no meu peito
Às vezes penso que não tem mais jeito
Mas Tu És minha motivação!