ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 26 de março de 2011

Fé é confiar no que os olhos não podem ver (Max Lucado)


Os olhos vêem o leão que se aproxima. A Fé vê o anjo de Daniel.
Os olhos vêem a tempestade.A fé vê o arco-iris de Noé.
Os olhos vêem o gigante.A fé vê Canaã.
Seus olhos vêem as falhas.Sua  fé vê o Salvador.
Seus  olhos vêem a culpa. Sua fé vê o sangue de Jesus.
Seus  olhos vêem a cova. Sua fé vê a cidade que Deus construiu.

(autor: Max Lucado, livro:Quando Deus sussurra seu nome,CPAD)

A FÉ QUE FAZ VOCÊ ENXERGAR NO NADA ALGUMA COISA

          

(II Rs 4.1-6)
Existem circunstancias na vida que nos vemos  totalmente a mercê de algo sobrenatural, dependendo de uma milagre para caminhar, para sobreviver para ter alguma razão para continuar lutando.
Quem nos dá um grande exemplo de fé e de superação é a viúva de um dos obreiros do profeta Eliseu. Sua capacidade de argumentar sem reclamar, de pedir sem pressionar e de testemunhar em meio a calamidade por seu marido, nos faz pensar na importancia da FÉ para vencer. 
Na minha opinião o milagre naquela família já começou com a atitude sábia da mulher procurar o profeta de Deus e compartilhar uma situação aparentemente sem saída: LUTO, DÍVIDAS E AMEAÇAS. A partir daí o processo vai ampliando e a fé sendo evidenciada na narrativa do texto. Primeiro, ela clamou a Eliseu: “meu marido teu servo morreu, e tu sabes que ele temia ao Senhor”. Ela salienta para incio de conversa a qualidade principal do seu marido:TEMOR A DEUS!.
Aquela viúva evidentemente estava enfrentando um alto grau de dilema e dor na sua vida, além de ter que lidar com o luto da perda de seu esposo, o qual ela testemunhava seu temor e submissão, ela ainda tinha que enfrentar a insegurança de uma situação que corria o risco de perder a maior herança, seus dois filhos. Ora naquela éposa, a legislação era que se não tinha bens para honrar a dívida, as pessoas;jovens eram levados como escravos para serem vendidos.
Apesar de estar numa situação totalmente desvantajosa, a viúva respeita a memória de seu marido que era obreiro e suplica ao homem de Deus uma atitude. Para o profeta Eliseu, foi outra dificuldade: “Que poderei eu fazer?...” No entanto Deus cria a oportunidade para o milagre quando o impulsiona a perguntar: “O que é que tens em casa?”, Uma pergunta aparentemente absurda dada a situação de uma herdeira de dívidas prestes a perder os filhos, se a execução da dívida tinha chegado na possibilidade de tomada dos filhos, é porque não havia nada de valor que pudesse ser aproveitado. No entanto, Deus aproveita-se das coisas que não são para confundir as que são. “Tua serva não tem NADA… a não ser UMA BOTIJA DE AZEITE.”Ora, do nada para o azeite, já foi um longo trajeto de fé!
Portanto, o grande passo para o milagre é sempre ENXERGAR ALÉM, é vê no pouco ou no nada, alguma coisa que Deus aproveite para fazer o tudo.O nome disso é FÉ, enxergar no NADA alguma coisa, e isto está na Bíblia: Ora, a FÉ é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. (Hb 12.11). (grifo nosso)
O profeta Eliseu manda que a mulher peça vasos emprestados a visinhança, ora só se empresta alguma coisa para quem tem TESTEMUNHO, se você não confiar ou saber que não voltará o objeto do empréstimo, com certeza você não correrá o risco, a menos que queira dar a fundo perdido. No entanto aquela mulher era digna de confiança e pediu muitos vasos, tais vasos vazios foram os instrumentos para o depósito do milagre. 
Por fim há MULTIPLICAÇÃO do azeite, através de um trabalho conjunto da mulher com os seus filhos (as causas principais de sua busca pela superação do problema) e ao acabar as vasilhas o azeite cessa, e ela vai ao homem de Deus testemunhar o ocorrido, um outro ponto relevante nesta mulher é sua prudencia e paciencia em ter um tesouro em casa, e ir primeiro contar ao profeta o milagre, recebendo do mesmo a palavra final para a comercialização do óleo.
Ora, isso mostra também sua gratidão. A gratidão é uma atitude fundamental para àqueles que usufruem da providencia divina.
Para concluir gostaria de lembrar a você apenas alguns exemplos de situações na Bíblia em que foi percebido alguma coisa através dos olhos da fé, para enxergar além das circunstancias:
Que tal, Cinco pães e dois peixes para alimentar um multidão de mais de cinco mil? Ou um exercito enorme cercando o profeta Eliseu e Geasi? A saída? “Abre os seus olhos Senhor para que ele veja: Maior é o que está conosco!”E outros e outros…
Quem sabe você lembre de alguma vez que os teus olhos procuraram alguma coisa onde não parecia haver nada, e Deus fez você enxergar ALÉM, e ,se ainda não, creia que Ele tem poder para lhe surpreender.
Que a graça de Deus inunde o nosso olhar, e o nosso entendimento para não ficarmos embaraçados com o NADA e sim enxergarmos pelo menos um pouco, o que será o ingrediente principal da FÉ que opera o milagre.