ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUANDO TUDO PARECE PERDIDO. LIÇÕES DE DAVI EM ZICLAGUE

(I Sm 30)
A Bíblia faz a narrativa de restituição de Davi e seus valentes enfrentaram, quando voltaram de uma viagem diplomática que oferecia apoio aos filisteus numa guerra contra os israelitas. Ora, Davi nesta viagem foi alvo de um grande livramento de Deus. Primeiro porque Davi não tinha alternativa, tinha um poder de combate e como protegido do Rei,  tinha por obrigação apoiá-lo e somar forças nas suas pelejas. Ocorre que esta era diferente, era contra o próprio povo de Davi. E Deus que é tão misericordioso permitiu que os conselheiros do rei não aceitassem a segurança e deispensassem Davi e seu grupo daquele combate. Mas ao retornarem para casa, em Ziclageu, após tres dias de uma viagem cansativa, chegam em casa e confrontam-se com a dura realidade de PERDER TUDO o que possuiam,  Ziclague tinha sido atacada covardementre pelos amalequitas que a deixaram  totalmente destruida, ateada fogo e o pior de tudo, levaram as mulheres, os filhos e os bens cativos.
Em Ziclague vemos o retrato de uma tragédia comunitária, familiar, que desencandeia a emocional. TUDO destruído, tendas, roupas, alimentos,queimados. As Mulheres, simbolo do companheirismo, da cumplicidade, do amor, do aconchego, levadas escravas. Os filhos, simbolo dos sonhos, da alegria, do futuro, da continuidade, levados escravos…! Muitas vezes não é apenas uma família, ou um grupo envolvido, são desencadeadas tragédias emocionais e espirituais oriundas das perdas que levam embora sentimentos e valores nobres, de fundamental importancia para a sobreviencia de um ser humano que precisa viver na dimensão estabelecida por Deus.
Davi e seu povo levantaram um grande clamor com choro tão profundo “até que não houve mais força para chorar”, perderam as forças até mesmo para o choro, expressão da tristeza. Davi além de sua tristeza, enfrenta o gosto amargo de ser o culpado pela situação, afinal era o líder, e corria risco de morte por apedrejamento. NO ENTANTO, Davi toma algumas atitudes para  vencer esta terrível batalha e perceber que quando tudo parece perdido, MAIOR é  Deus para ajudar e conceder a vitória. Vejamos as lições que Davi nos deixa:
1ª ESFORÇAR-SE NO SENHOR. A nossa força humana é condicional, é   circunstancial e pode nos levar a morte. Mas quando nos esforçamos no Senhor, temos força para levantar, para lutar, para enfrentar a realidade de frente. Com a força do Senhor seremos sempre capazes de sobreviver as calamidades e aflições da vida. Josué ouviu de Deus esta ordem: “Esforça-te, tende bom ânimo…”. Nos cansamos no serviço da Sua obra. Queremos voltar atrás, largar tudo por que está difícil. Não honramos aquele que nos chamou. Porém a palavra latente de Deus pra nós é Esforça-te!
2ª CONSULTAR O SENHOR . Ao invés de ficar correndo de um lado para o outro, procurando profissionais, curiosos, livros de auto-ajuda e tantas outras coisas, a nossa prioridade máxima deve ser Consultar a Deus, Ele é quem sabe o melhor para cada um de nós  nos orienta através de Sua Palavra, seus instrumentos fiéis e dando a confirmação e convicção no seu coração. Lembre-se a vontade de Deus não trás confusão, nem angústia e aflição.Mesmo que nos contrarie,proporciona paz no coração.”Clama a mim e responder-te-ei” (Jr 33.3)
OBEDECER A ORDEM DE DEUS E MANTER O FOCO. Davi tinha seiscentos homens, mas pelo cansaço, 200 ficaram cuidando da bagagem, o que aliviou os demais 400 que seguiram adiante.Foram determinados, vencendo o cansaço, a fome, a dor da alma, a angustia e a ansiedade. Seguiram com um alvo definido, respeitando as limitações de sua equipe e aproveitando isto em seu favor, pois com a parada, aliviaram a bagagem dos que precisavam seguir adiante.
4ª ENXERGAR ALÉM, INVESTINDO NO QUE PARECE PERDIDO. O grupo de Davi encontra no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi. “Deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.  Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.Então, Davi lhe disse: De quem és tu e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.”(V.11-14).Observe que há um forte investimento para a sobrevivencia deste egípcio largado pelo seu senhor porque estava doente, no entanto ele tornou-se a SENHA para encontrar os inimigos em lugares que somente um conhecedor das trilhas e esconderijos poderia levar este grupo. A sensibilidade de Davi e de seus valentes lhe capacitou para uma atitude inusitada, investir num estrangeiro,escravo, semi-morto, que simplesmente tornou-se o guia, e a peça fundamental para a vitória.Através disto Davi preserva a vida do egípicio e o mantém com vida.
5ª LUTAR COM TODAS AS FORÇAS PARA TOMAR DE VOLTA O QUE LHE PERTENCE. Ao chegar, Davi e seus valentes se confrontam com uma cena que atiçou ainda mais a sua capacidade de lutar, avista seus inimigos celebrando com festas e danças por tudo o que roubaram, quando são então atacados e destruídos , escapando apenas quatrocentos jovens que, montados sobre camelos, fugiram.“E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado: tudo Davi tornou a trazer(v.19),e ainda pegou o despojo de ovelhas e vacas.Nosso adversário, satanás não merece trégua. Trazendo para a nossa prática de vida, essa luta, esse combate de destruição dos inimigos, não é literal logicamente,Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em deus, para destruição das fortalezas”(2 Co 10.4). Se há pessoas usadas pelo inimigo, o caminho é a oração, é a direção de Deus para agir sob o controle e equilíbrio do Espirito Santo  e todas as fortalezas cairão por terra!
6ª PRATICAR JUSTIÇA E GRATIDÃO. Após a grande vitória, e o retorno com a família, existiam no meio do grupo pessoas más, perversas, mas Davi foi justo na divisão dos despojos com os 200 que ficaram cuidando da bagagem, eles foram importantes. É fácil esquecer pessoas que ajudam a aliviar a bagagem, que cuidam das bases enquanto estamos nos combates ocupados, no entanto Davi, nos dá uma lição de Justiça e Gratidão, visto que é importante o reconhecimento e justiça para com aqueles que constroem a história de uma grande vitória.
Que Deus na Sua infinita graça e misericórdia, restitua tudo e muito mais do que o inimigo roubou ou tenta roubar de cada família.
Quando TUDO parece perdido, busque força em Deus, consulte a Ele, busque enxergar além, e Deus concederá o mapa da saída, o mapa do combate para trazer de volta, pois só Deus tem poder para dar de volta, mas cada um precisa fazer a sua parte com sabedoria e entendimento e assim avançar e avançar para glória do nome do Senhor!