ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DEUS OUVE, A Bíblia nos garante…

Se estás cansado e sem força, Deus te ouve!
Se estás no vale escuro,  ou nos montes,
Deus te ouve!
Se estás no fundo do poço ou atolado na lama, Deus te
ouve!
Se achas que vai morrer neste deserto, Deus te ouve!
O silencio de Deus não significa que Deus que Deus não está
ouvindo,é apenas uma pausa e o trabalhar de Deus. Não é um
ponto final, é apenas uma vírgula no projeto de Deus na tua vida!
Confie, espere, clame e na hora certa a resposta chegará, pois Deus  OUVE!!

SERÁ QUE DEUS ESTÁ OUVINDO?

Deus criador de todas as coisas, cuja habitação está nos céus, conhece cada coração, todos os dilemas e questionamentos quanto ao OUVIR de Deus,dentre eles:  será que realmente Deus está me ouvindo? Será que é muita gente clamando ao mesmo tempo para Deus ouvir a todos?! Deus se importa comigo? Será que Ele está muito ocupado para me ouvir?
O Senhor Deus é Onipresente, Onipotente, Oniciente e Onipresente, isto dá a Ele toda a capacidade sobrenatural para nos surpreender e superar todas as  expectativas, ocorre que é no Tempo dEle, afinal na Sua Soberania, Ele É, E faz o que lhe apraz. Por outro lado, o ser humano é um ser gregário, ou seja, um ser relacional, por isso precisa tanto falar e ser ouvido, ou seja,estabelecer a comunicação efetiva.E, para  comunicar-se com Deus, deve  partir da perspectiva real na ótica da  fé e convicção  que este Deus é real, e  tem todo o Poder para ouvir e agir: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir”(Isaías 59.1) ”.
Deus que habita nos céus, o criador de tudo conhece o coração de cada um e entra com a providencia: “ Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age, e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens, para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.” I Reis 8:39,40
Principalmente em momentos de angustia, desolação, de impotencia e de vulnerabilidade , é muito bom encontrar pessoas que dispostas a  ouvir, e quando além de ouvir tem a capacidade de resolver e mudar a situação então é algo maravilhoso! Pessoas às vezes resolvem alguma coisa,ou geralmente apenas ouvem,  mas  Deus tem o controle e o domínio sobre tudo e sobre todos, dando-lhe a autoridade para agir nos mínimos detalhes, para intervir onde ninguem é capaz de faze-lo, e  com Seu poder e força  porporciona a Sua  graça a cada dia aos que confiam NEle.
Portanto Deus ouve àqueles que tomam algumas atitudes que atraem a atenção de Deus:
1.      Deus ouve quem ESPERA COM CONFIANÇA: "Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de  perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR” (Salmo 40:1-3). 
1.1 A palavra "inclinar-se", vem do termo hebraico "hjn" – natah e tem como significado "inclinar-se", "dobrar-se", "curvar-se para baixo". Isto mostra que Deus, apesar de ser tão grandioso e da Sua habitação nos céus,  se inclina, se importa conosco, e está disposto a ouvir e atender as nossas orações.
1.2   A palavra "ouvir", que vem da palavra hebraico "emv" – shama, que significa "entender", "perceber", "ouvir com atenção", "conceder pedido".
Portanto quando  ESPERAMOS COM CONFIANÇA, Deus nos concede a resposta, pois está atento as nossas orações, e entra com as providencias além das nossas expectativas, pois tira nossos pés do charco de lodo, firma nossos passos na rocha e ainda para fechar coloca um novo cantico em nossos lábios para adorar ao Senhor. Jo.9. 31: “...se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse Ele ouve”.
2.1   - Deus OUVE O CLAMOR DOS JUSTOS: “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.” (Sl 34.17), Deus reconhece a VOZ daquele que clama por Ele, e está atento a este clamor provendo o LIVRAMENTO pelo Seu Poder.  Por isso Deus nos alerta sobre o poder do clamor:” CLAMA a mim e RESPONDER-TE-EI…”(Jr 33.3 a)-  CLAMAR significa: Rogar ,implorar de forma intensa,e para isso acontecer é preciso humildade e o reconhecimento de quem é aquele que se destina este CLAMOR.
3. Deus ouve a quem  SUPLICA EM ORAÇÃO:  O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.  Orar é um diálogo estabelecido com Deus, é conversar com Ele num sentimento
de humildade e reverencia ao Senhor que tem Todo Poder na Sua Mão. Ore, persevere, não desista, que no tempo de Deus a resposta chega, porque Deus está ouvindo sim a sua oração. Mt.21.22: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis”. 
A oração acompanhada de humilhação, arrependimento e busca intensa tem um resultado abençoador: “Se meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (II Crônicas 7:14)
4. Deus ouve quem PEDE SEGUNDO A SUA VONTADE: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”.(I Jo 5.14).
5.     Deus ouve aos que são MANSOS – SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles; Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.  (Sl 10.17-18).   A mansidão faz parte da atitude de resignação para servir a Cristo, pois está relacionada ao NEGAR-SE a si mesmo, o que é o oposto a agressividade, ao egoísmo. E para estes, Jesus avisa:
 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra” (Mateus 5:5). E para que isto ocorra Jesus nos dá o exemplo para ser seguido: “Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração”(Mt 11:29).
Portanto continuemos Esperando, clamando, orando, e sendo fiel ao Senhor,porque o Deus a quem servimos está trabalhando em nosso favor,e com certeza está a nos OUVIR, mesmo quando nos sentimos num monólogo e sozinhos, Deus OUVE!
Porque desde a antiguidade não se ouviu,nem com ouvidos se percebeu,nem com os olhos se viu um Deus além de ti,que trabalhe para aquele que nele espera...”(Isaias 64:4)