ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 4 de fevereiro de 2012

“Até que entrei no santuário de Deus...”(Sl 73)

Numa sociedade concorrida, com tantas distorções de valores e padrões éticos e morais, em que prevelece de maneira intrigante a idéia do que o “errado é que está certo” e o “certo parece que se tornou errado”, cada vez mais somos confrontados sobre “se vale mesmo a pena ser fiel?” quando tantos infiéis e corruptos “aparentemente” prosperam em suas vidas de maneira assustadora.

O salmista Asafe, no Salmo 73 compartilha esta sua experiência de questionar e refletir sobre este paradoxo existencial. Logo no inicio do Salmo, Asafe faz uma afirmação conclusiva de que “Deus é bom para com os limpos de coração”, no entanto para se chegar a esta conclusão foi um longo e difícil processo. Afinal a vida não é tão fácil para com os que são limpos de coração, que buscam trilhar caminhos retos. Ser limpo de coração é a essência pura de uma vida segundo o coração de Deus, no entanto manter-se neste propósito, aparentemente é mais difícil do que fazer o contrário. Por isso Asafe desabafa no v.2 “os meus pés quase vacilaram; pouco faltou para que desviasse os meus passos...”, por um trís não desistiu de ser fiel. Ele diz os motivos: eu tinha inveja dos soberbos, pois não há apertos...(inclusive na morte) não são afligidos... a soberba os cerca...vestem-se de violência, são corrompidos, falam com arrogância, falam contra os céus...,estão sempre em segurança, aumentam as suas riquezas etc...”. Enfim, são fortes razões para se questionar ”e eu Deus, como fica minha situação?!!”Essa observação dia a dia, se deixar de olhar para o Senhor,  verdadeiramente é o meio mais poderoso de desviar o servo fiel da trilha que o Senhor estabeleceu, tornando-se a senha de acesso para um coração impuro e revoltado o que leva a um distanciamento de Deus e à cegueira espiritual.  Mas Jesus afirma no sermão da montanha” bem aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. O meio de se entrar no santuário de Deus e contemplar a formosura da sua face é através da pureza de um coração, que se não manter o propósito de olhar para o Senhor perderá o foco. O salmista afirma no v.21”assim meu coração se azedou e sinto picadas nos meus rins”. E, para sentir este efeito de perceber que seu coração estava azedo, se sentir incomodado com a situação dos que se corrompem, foi preciso “ENTRAR NO SANTUÁRIO DE DEUS, então entender o FIM deles”v.17.No Santuário de Deus os olhos do entendimento são abertos, a visão é ampliada , e descobrimos que não sabemos de nada (v.22). No Santuário o egoísmo desaparece, o ressentimento, a inveja, o orgulho, o ódio, a frustração e a cegueira. No Santuário de Deus prevalece a glória do Senhor dos Senhores que fez o céu e a terra. Ao entrar no Santuário de Deus “entende-se o FIM e a realidade”  dos que são contrários aos preceitos de Deus, descobre-se como a vida é passageira e é uma entrada para a eternidade, e que na terra tudo está sob o domínio e controle de Deus, que as pessoas só vão até onde Deus permite.

Ao entrar no Santuário de Deus,  percebemos que tudo na vida parte da relação sincera entre o homem e Deus, e que o resto é resto, pois só temos no céu e na terra este Senhor, que é Eterno, e  que nos segura pela mão direita, este Deus que como disse o salmisa “é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre”.

Portanto VALE A PENA, esforçar-se para entrar no Santuário de Deus, buscando CONFIAR e DEPENDER deste Poderoso e Fiel Senhor, que é BOM, e nos criou para ANUNCIAR as SUAS OBRAS!!. Por isso Asafe concluiu:”bom para mim é aproximar-me de Deus;pus minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras”(v.28)
"Deus ajuda-nos em nossas fraquezas e nos dê a graça e a capacidade diária de entrar no Teu Santuário, para enxergarmos sempre além,pois Tu és o Senhor  o Deus Criador dos céus e da terra, e nada nem ninguém é maior que o Senhor!"