ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

domingo, 30 de setembro de 2012

“Sai da Caverna! Ela não é seu lugar”

“Sai  da Caverna! Ela não é seu lugar” (I Rs 19)
Um homem de Deus, profeta Elias possuía um currículo de sucessivas vitórias narradas na Biblia, dentre as quais ordenou em nome do Senhor que não chovesse obre a terra, foi alvo da provisão de Deus através dos corvos a beira do riacho, multiplicação do  alimento da  viúva de Sarepta,  a ressurreição do filho da viúva, arrumou o altar e desceu fogo do céus sobre o holocausto, destruiu centenas de falsos e profanos profetas...  Depois de tantos prodígios, o Profeta Elias, ser humano frágil assim como nós, passa por uma crise oriunda das pressões e reações do sistema... Foge para o deserto, perde o animo, pede a morte, mas recebe o alimento que lhe deu forças para chegar até o monte de Deus, mas lá no monte mesmo, estava algo muito atraente... uma caverna!!
 Ao ser questionado por Deus, com a pergunta “O que fazes ai Elias?” O profeta Elias  responde embasando-se em 3 fortes argumentos para fugir de tudo e de todos  e refugiar-se numa caverna: 1.Zelo pelas coisas de Deus,2. a solidão do combate e,  3. a ameaça de morte. A resposta de Deus que falou numa voz suave e mansa, e não no vento e terremoto,  foi direta, de quem Pode e ordena aos seus filhos uma reação imediata: “ Sai da Caverna!”." Volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco,vem e unfe a Hazael, rei da Síria, jeú, rei de Israel, e Eliseu profeta em teu lugar", ou seja, nova missão para você fazer: ungir  reis e profeta... (IRs 19.15-16)
As  cavernas diante das pressões são atraentes e proporcionam a falsa idéia de refúgio e segurança, dos nossos medos, conflitos, perseguições... Mas precisamos reagir a cada dia sob a ordem do Senhor!Que Deus nos conceda a graça para entendermos que o Senhor é que é o verdadeiro refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46). E para usufruir desta benção o primeiro passo é reconhecer que "A caverna não é o lugar que Deus quer para nós".
Que Deus nos conceda da Sua graça de reagirmos sempre nos colocando no lugar que Deus quer, para fazer o que Ele manda e assim sermos canais de bênçãos!