ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Uma mulher e Uma grande FÉ ... (Mt 15.21.28)

Uma mulher e Uma grande FÉ ...  (Mt 15.21.28)

Para uma grande FÉ é preciso ser resiliente, ou seja, capaz de se refazer, de se recobrar diante das adversidades, e  esta resiliência aprendemos com uma mulher cananéia, uma estrangeira cujo nome não aparece na Bíblia, o que sabemos é que era uma mãe desesperada pela batalha com sua filha “terrivelmente endomoniada”. Uma mãe, que sabia o exatamente o que queria, a cura e libertação da sua filha.
Milagres não são dádivas adquiridas sem nenhum esforço, no decorrer da narrativa bíblica, vemos sempre que Deus envolve o ser humano no processo do milagre através de atitudes como:  obediência,  submissão,  expressão, enfim, de ação. E, no caso desta mulher, percebemos quatro importantes características na sua vida, que nos ensinam o caminho para adquirir uma benção almejada, e ela  antes disso, recebeu ainda um lindo elogio de Jesus: ”mulher, grande é a Tua FÉ!” (Mt 15.28)

1º Para se evidenciar uma grande fé, é preciso saber o que se quer, ou seja, PROPÓSITO. Quem tem um propósito, mesmo que enfrente a situação de não ser bem vinda em um determinado lugar, continua firme no lugar da benção. Os discípulos disseram “Mestre, despede-a...” ou seja, manda essa mulher ir embora daqui, ela está incomodando. Quem tem propósito, tenha por certo, incomoda até mesmo os que deveriam acolher. Mas, quem tem propósito é resiliente e se mantem firme, focado na sua vitória.
2º Para uma grande fé, se faz necessário, CLAMAR, ela clama e mesmo diante do SILENCIO de Jesus, se mantem no propósito. ”Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jr 33.3)
3º  Para se ter uma grande FÉ, a mulher estrangeira, mesmo diante do preconceito, ADOROU. Jesus disse a mulher que veio para as ovelhas perdidas da casa de Israel, e chega uma estrangeira, mas mesmo assim, uma mulher resiliente e perseverante em seu propósito entende que o caminho da vitória passa pela ADORAÇÃO. Jó aprendeu essa lição mesmo diante das perdas, pois sua esperança estava no SENHOR.
4ª Para uma grande fé, se faz necessário HUMILDADE. Jesus a confronta dizendo: “ Não é bom pegar o pão dos filhos e lançar aos cachorrinhos”.. (v.26). Mas, sabiamente e com humildade a mulher cananéia refuta e diz “que os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” Qie humildade, vencendo qualquer barreira de orgulho, aquela mulher resiliente nos ensina que não há como superar as provações da fé sem a humildade no coração. A Bíblia nos diz que “a humildade precede a honra” (Pv 15.33) e ainda, “humilhai-vos debaixo da potente mão do Senhor, que a seu tempo vos exaltará” (I Pe 5.6).
Portanto, diante das adversidades, a grande FÉ superou, venceu, pois Jesus na mesma hora liberou a benção do milagre para aquela filha que ficou em casa. Que as lições desta mãe, nos ajudem a sair da zona de conforto e nos levem aos pés daquele que TUDO pode fazer, e que mesmo enfrentando adversidades, rejeições, silencio, preconceitos, possamos nos manter firmes no propósito com FÉ, CLAMOR, ADORAÇAO e HUMILDADE. Pois no DONO do MILAGRE é JESUS, que sabe como e quando fazer o que pedimos.